Aprendizagem em contexto organizacional, formação e de consultoria
A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.
Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).
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O Programa visa uma intervenção estruturada em conjuntos de PME às quais apresenta soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. Os objetivos gerais do Programa, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
O objetivo é, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.
Melhorar o desempenho e organizacional e a capacidade competitiva das PME do sector do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problema especificamente identificados.
A intervenção dirige-se a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento previamente identificados e caracterizados através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global através do reforço das qualificações dos trabalhadores da empresa.
Constituem domínios temáticos a privilegiar os seguintes:
Qualificar as empresas do turismo dotando-as de competências em áreas críticas/relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço de competitividade do sector.
A intervenção comtempla o desenvolvimento das competências dos trabalhadores das empresas do sector através da realização de formação que permite reforçar a sua capacidade de resposta em domínios de qualificação considerados críticos para o sector. Esta intervenção apoia-se nos exercícios de diagnóstico de âmbito sectorial previamente realizados, articulando-os com as necessidades explicitadas pelas empresas.
Constituem domínios temáticos a privilegiar os seguintes:
Empresas com atividade nas CAE identificadas. Consideram-se como principais condições de participação terem menos de 50 trabalhadores. Podem ser apoiados projetos formativos de empresas com mais de 50 trabalhadores em função da relevância do projeto e no caso de não terem um volume de negócios superior a 2 000 000,00 €.
No Programa de Formação-Ação “Melhor Turismo 2020” são consideradas Entidades Beneficiárias as micro, pequenas e médias empresas do turismo, integradas nas CAE 55, 56, 77, 79, 82, 91, 93 e 96. O Programa “Melhor Turismo 2020” considera as empresas até 50 trabalhadores os seus principais grupos-alvo.
Elegibilidade das Empresas Beneficiárias:
O Programa de Move PME tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas apoiadas em temáticas associadas à inovação e à mudança, através de:
Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho (layout). Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.
Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam otimizar as suas práticas de gestão, pela implementação de práticas de inovação organizacional e de melhoria contínua.
Preparar as empresas para a Certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais. Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências. Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.
Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que visem a sua certificação futura.
Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas. Implementar níveis acrescidos de conetividade em toda a cadeia de valor da empresa, com o objetivo de as capacitar para uma adequada resposta à crescente individualização da procura e dos mercados. Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo web).
Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam adequar os seus modelos de negócios, com vista à inserção da PME na economia digital.
Dotar as PME de conhecimentos de natureza económico-financeira e de ferramentas e práticas de gestão que lhes permitam avaliar o desempenho da sua empresa e tomar decisões que garantam a sustentabilidade económica e financeira da empresa no longo prazo.
Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam adquirir conhecimento quanto às modalidades de financiamento mais adequadas ao seu modelo de negócio e ao ciclo de vida da empresa em que se encontram.
O Move PME é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos, e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para o saber-fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).
Elegibilidade das Empresas Beneficiárias